Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

sexta-feira, 20 de abril de 2012

VOCÊ ESTÁ SÓ?

Se constata o facto de estar só ocorre-lhe um estado de choque visto que verifica que não pode contar com nada nem com ninguém para o ajudar, compreender ou consolar. Sente que nada é permanente: as pessoa e as situações mudam constantemente; os prazeres só aliviam na aparência e criam mais sofrimento; as palavras não passam de palavras; por mais que faça, por mais que pense e procure alívio nada resulta, e cada vez mais se agrava; sente que se se juntasse a outros talvez resolvesse o problema, mas descortina que eles nada têm para lhe dar, embora possam disfarçar isso, os quais estão prontos a traí-lo e a explorá-lo; tem a impressão que são os pensamentos negativos, repetitivos, antigos e fixos que criam sentimentos de angústia, solidão, confusão, aflição e ansiedade; pensa que, se conseguisse levar o pensamento a uma " crise ", teria o problema resolvido; desejaria conseguir uma vida em que pudesse fluir alegremente de forma permanente, livrando-se de uma vez por todas de tudo e de todos; sente que a velha e gasta forma de viver  o leva mecanicamente a situações e pessoas negativas; já se perguntou mil vezes como sair deste impasse; chegou a um ponto em que não tolera mais esta situação triste, doentia, perigosa e miserável; que buscar nos outros a solução só o distrai e adia a possibilidade de encontrá-la em si; desconfia que a pesquisa desenfreada da mesma só agrava o problema; não sabe como parar; retroceder, impossível; correr em círculos, também.

Para sair deste círculo, observe-se corajosa, silênciosa e impessoalmente, sem comentários, rotulações ou descrições, e sinta o milagre da autotransformação! A solução a surgir! A luz a manifestar-se! A paz a inundá-lo! Os problemas a dissiparem-se!
Afinal não está só. Era apenas um pensamento fixo. Agora sente a união e o amor com tudo e todos. Agora vê a si mesmo e aos outros sob uma nova e radiosa luz.

   

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A FORMA DE RESISTIR AO MAL OU AO MAU

O que magoa não é o que os outros dizem ou fazem a nosso respeito, mas nossa reação errada ao que dizem ou fazem.  Esta reação negativa alimenta-lhes a ilusão de poder que pensam ter sobre nós. Se diluirmos o pequeno eu as ofensas passam quase despercebidas, e esta é a reação psicológica perfeita.
Pergunta você:
- Mas se algo de desagradável me acontece, tenho de reagir de qualquer forma!
A resposta é:
- Tem sim, mas reage com a totalidade do seu ser inspirado pelo eu cósmico, sem ideias e atitudes preparadas.
Os fracos insistem em descarregar nos outros (descuidados) aquilo que, deles mesmos, não podem suportar, como já se disse algures.
De nada vale combater o mal com o mal, pois esta atitude só incentiva o aumento dos egos em vez de os diminuir. O leitor desarma o outro através de sua serenidade e autoconfiança naturais, e não pela efervescência negativa provocada pelo dito e pelo feito. A forma de conseguir isso é pelo conhecimento de si próprio, descartando suas reações negativas pela elevação da perceção espiritual e psíquica.
Melhor que combater o outro é permanecer impassível e sereno como observador imparcial dos acontecimentos e de suas reações, cientificamente, como artista psíquico.
Não importa o que ele ou ela faça, diga ou pense sobre si, mas o que você pensa. Pense bem e o bem acontece. Sei que é difícil a princípio, mas temos que tentar esta via. Condescender também não resolve.
Não veja o mal, não pense mal, não fale mal, e não permita que a infelicidade dos outros tenha impacto na sua felicidade.
Quanto maior for um desafio que se nos apresente, mais força e estabilidade reuniremos, se aproveitarmos a oportunidade! Os maiores desafios são aqueles que vêm provar que não estávamos tão confiantes como supúnhamos e os que surgem inesperadamente. Porém, na Verdade não há inesperado.
Não transija com o mau comportamento de outra pessoa.