Dê abertura à Super Sabedoria já existente em você. Silencie a mente aos ruídos exteriores e escute os sussurros internos de eternidade. Pela introspeção passe momentos diários de reflexão profunda sobre os princípios místicos, percebendo-os intuitivamente, sem recear ir além da imaginação e da lógica. Aventure-se a penetrar no labirinto de sua mente sem receio do que possa percecionar, pois não há nada a temer, mas a saborear.
Estar alerta significa estar todo em qualquer momento com consciência integral. Neste estado a confusão e a mágoa são impenetráveis e você, soberanamente, impõe-se ao mundo externo que jamais abalará a quem vive a partir do interno, pondo este em ordem e excelência. Mas isto acontecerá suave, silenciosa e irresistivelmente, e não através da arrogância e rebeldia públicas. «O Mundo Interno condiciona e configura o Externo.» (Vernon Howard)
Não deixemos de trabalhar pela nossa renovação mesmo quando as coisas estão bem. Isto é garantia de proteção quando elas desandarem. Muitas pessoas são levadas na avalanche porque não vigiam e pensam que, mesmo vivendo semiconscientes, talvez as coisas amanhã sejam diferentes, esquecendo que o momento é agora, o que exige consciência.
O misticismo com o tempo e a prática fiel cura nervosismo, habilita-nos a ver as coisas com clareza, e mostra-nos como e por que as coisas acontecem e como tirar benefício delas.
Nervosismo, é «a desproporção sintomática entre o estímulo e a reação.» Diariamente somos estimulados por pensamentos e sentimentos internos bem como por sugestões e acontecimentos externos. É a resposta ou a reação adequada em tempo e intensidade a esses estímulos que determina o desaparecimento daquela disfunção e mal-estar. À medida que vai progredindo no Caminho aprende a pensar e a agir conforme a moral superior sabendo como reagir e viver. Extingamos a necessidade de falsos estímulos e saberemos o que é viver na paz além das palavras.
«Lembre-se de que a cura máxima do nervosismo ocorre quando sintonizamos nossa vida com Deus.» (Paramahansa Yogananda)
Para poupar tempo e energia:
1. - Não tenha medo de uma pessoa irada. Considere as explosões dela como um efeito do falso eu. O homem violento não é forte é um fraco tão logo vê que você, silenciosamente, não o receia e não é recetor para as descargas neuróticas dele.
2. - Não seja sensível ao que os demais pensam de você. Deixe-os pensar o que quiserem, pois que tem mais que fazer do que perder tempo e energia com ninharias. O que importa é o que você, justamente, pensa de si.
3. - Não ligue para certas pessoas que estão sempre à espreita de verem defeitos nos outros e não se enxergam. Passam a vida a criar casos e a maquinar maldades. Só lhe merecem compaixão, visto que os maus são seu próprio castigo e a maldade não ficará impune.
4. - Não forme partido com ninguém contra outrem. Se é feliz por seus esforços e mérito por que precisa de falsos aliados? A finalidade é viver de bem com todos ainda que alguns não correspondam.
5. - Aprendamos de uma vez por todas a conhecer as pessoas como elas são realmente e não como aparecem à superfície.
6. - Cada um precisa aprender a ganhar a vida sem depender de ninguém, através de um serviço, profissão ou arte, vendendo sua mão-de-obra e ou talentos, quer por conta própria ou por conta de outrem. Aprendam tudo o que for possível, cientificamente, e executem o trabalho com verdadeira magia. Sei do que estou a falar! O que importa não é o tipo de trabalho, mas o amor que pomos nele, e onde há amor há tranquilidade e harmonia. Saibam da vossa profissão melhor que qualquer um, aliando a teoria e a prática até que se fundam e se torne intuição.
Quem ama é protegido