Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

domingo, 30 de março de 2014

EXPERIMENTAR A VERDADE QUE LIBERTA




Suponhamos que o leitor tem um problema, por exemplo, não consegue dormir bem, depois que teve de enfrentar um acontecimento inesperado para o qual não estava preparado, e que lhe causou um choque emocional profundo: o que causou o problema não foi o acontecimento, como erradamente pensa, mas o choque veio pôr às claras que a sua autoconfiança e a sua segurança eram frágeis, sem grandes alicerces. Você vivia por imitação, como acontece com a maioria, sabia coisas que não sabia realmente, seguia e admirava pessoas famosas e sofisticadas que lhe pareciam dotadas de autoridade cuja energia é, em grande parte, tomada dos admiradores incautos.
A verdade que conhecia de si era escassa, pois se tivesse o mínimo de discernimento espiritual, isto é, poder próprio, não seria abalado. Agora, usando o estado de confusão, tem a oportunidade de procurar a verdade sobre o que aconteceu. Estranhamente, para descobrir por que se ressentiu, terá de conhecer-se, descobrir suas fraquezas, em vez de se fixar no que aconteceu. Saber as causas é saber a verdade. E como é que a verdade o livra? Percecionando, corajosamente, que as suas fraquezas não são suas em absoluto, mas apenas sentimentos negativos adquiridos que não fazem parte do você essencial o qual não pode ser abalado por coisa alguma, e, por conseguinte, aqueles sentimentos não podem  interferir com sua paz de espírito ao ponto de  lhe tirarem o sono, que é a terapia natural da mente e do corpo. Esta visão faz com que você se separe da causa negativa, tornando-se mais forte e autoconfiante. O que lhe dará uma sensação magna de vitória é o experimento pessoal.
Nada do que acontece no mundo externo pode abalar  a quem vive no interno, já temos dito. Isto quer dizer que a causa dos problemas é interna, e a solução também lá está.

«Não há nada que se deseje tanto como a vida. O que é a minha vida? Aquilo que a partir do interior se move desde si mesmo. Não vive (porém), aquilo que é movido de fora.» (Mestre Eckhart)