Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A MAIOR VITÓRIA É A QUE ALCANÇAS SOBRE TI PRÓPRIO

O que é fundamental no homem é a sua salvação. E isso alcança-se com a radical transformação interna. Tudo o mais é secundário e complementar.
A pessoa faz quase tudo para adiar e fugir a um encontro franco, corajoso e frente a frente consigo: vende-se, exige que o outro seja o primeiro, tenta usar a verdade mascarando-a de mentira, acusa os outros, perde a dignidade, e assim por diante. Age deste modo porque sofre. Tem desnutrição espiritual.
Decorar frases religiosas não é o mesmo que as compreender; ir à igreja ao domingo e, na volta errar portando-se muito mal com o vizinho; irritar-se quando lhe dizem a verdade, em vez de ficar equânime e emendar-se, são outras tantas atitudes negativas de que sofre o desventurado. Mas ele pode corrigir-se verificando que o castigo é sempre acompanhado do propósito de emenda. Precisa tomar consciência de seus pensamentos, sentimentos, ações e reações. A ação sem pensamento condicionado faz-se acompanhar de felicidade, da qual resultam contentamento, saúde, alegria e serenidade.
O homem livre, que se supera a cada momento, não fica à espera que outros lhe digam como se deve sentir: sendo sua própria lei, não fica à mercê de estranhos a seu íntimo redimido; recebe as adversidades com igualdade de ânimo como recebe as coisas agradáveis, transformando aquelas em oportunidades; percebe o que existe por detrás dos fingimentos públicos de sucesso. O sucesso mundano esconde o seu contrário - o fracasso humano. Não queremos com isto dizer que é mau ser vitorioso nos empreendimentos! O que desalenta é ficar agarrado à excitação passageira que o sucesso provoca, esquecendo-se da "realidade interna" que é seu porto de paz.
Uma alma purificada não tem medo de que a espreitem ou investiguem. Ela é o que é, e dispõe de força natural que constitui a sua fortaleza. Caminha pelo mundo, livre, despreocupada e feliz. Tendo descoberto e desmascarado o que era falso em si, descartou-se disso, e vê agora do que os outros (a maioria) padece. Oferece com o exemplo de sua vida uma oportunidade única a eles.

Cinco ideias para reflexão:
1. Descartar-se do eu pessoal faz brilhar uma força esplendorosa;
2. A sabedoria cósmica está ao seu alcance em seu íntimo;
3. A vida é como um sonho encantador que nasce  da compreensão das coisas com clareza;
4. Compreender é muito mais que fazer;
5. Ajude o mundo com o exemplo de sua transformação, mas não se identifique com ele, isto é, com o mundo.

É de grande utilidade mística visitar locais sagrados de peregrinação onde se sente uma sublime atmosfera espiritual, como sejam Fátima e os Valinhos, sem esquecer, também, Santiago de Compostela.

«Não leve as experiências da vida tão a sério. Não deixe principalmente que elas o magoem, pois na realidade, nada mais são do que experiências de sonho... Se as circunstâncias forem ruins e você precisa suportá-las, não faça delas uma parte de você mesmo. Desempenhe seu papel no palco da vida, mas sem esquecer de que se trata apenas de um papel. O que você perder no mundo não será uma perda para a sua alma. Confie em Deus e destrua o medo, que paralisa todos os esforços para ser bem sucedido e atrai exatamente aquilo que você receia.»
                                                                    ( Yogananda)




domingo, 8 de fevereiro de 2015

SERVIR A DEUS COM MUITO AMOR


Não é possível servir ao Senhor sem antes haver a nossa submissão a Ele.
Servir corretamente exige inteligência apuradíssima, responsabilidade e consciência do que se está a fazer, não nos planos do objetivo, mas na adequação ou disponibilidade límpida, humilde e confiante.
- E por que é que o homem tem de agir assim?
- Porque ele não se conhece, e, desta forma, é melhor ficar quieto do que perder-se arrojando-se a tal trabalho confiando somente na capacidade pessoal. É o que acontece a muitos que procuram ajudar as pessoas e o mundo com a exclusão da infalível inteligência divina que sabe com toda a profundidade como é e como está o íntimo de cada um e de todos, e quais os meios de os renovar e o destino a atingir. Se não for assim o homem servirá ao próprio ego, ferindo e matando o seu semelhante em nome da Inefável Verdade que nunca lhes encomendaria tal serviço. Os verdadeiros homens e mulheres que confiam no Senhor não matam, não ferem, nem desamam ninguém. Longe deles tais pensamentos e ações. A felicidade que desejam para si é a que desejam para os outros.
 Este santo serviço deve ser um devotado apostolado praticado em recolhimento íntimo. 
É maravilhoso, saudável e revitalizante servir assim, pois, na medida em que o eu pessoal fica de lado desaparecem as dúvidas, e as ações são certas e as intenções cumpridas.
O mundo é de Deus.
 Aqueles que têm sensibilidade verdadeiramente espiritual, sabem que existe uma benigna e  ténue corrente subtil a ligar todas as grandes religiões, filosofias e sistemas, que se esforça para que concorram, salvaguardadas as diferenças, (aparentes), para um único objetivo: tão somente ajudar a salvar o mundo do sofrimento ou a minimizá-lo, e a elevar a moral da humanidade para a verdadeira harmonia. Como o homem é um ser pensante e dotado de sentimentos, é chamado a cooperar fielmente para renovar a paz no mundo, não sem antes se conhecer e se ter tornado obediente e disciplinado. 

                                            «Não se pode servir a Deus na inquietação.»
                                                                            (Santa Teresa de Ávila)