Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

LIBERTE-SE DO PASSADO

Não transporte para o presente problemas penalizantes de outrora. A maneira de consegui-lo é ter a coragem de cortar com o passado relativamente ao que considera que foram boas e más experiências. Se não repetir os mesmos atos no presente está livre deles.
De cada vez que fugimos para o passado ou nos projetamos para o futuro é porque receamos viver no eterno agora límpido, por não termos uma amostra do que ele é. Receamos também devido à falta de espírito de abertura e entrega à vida de momento a momento. Bloqueamos a revelação do novo e desconhecido por, inconscientemente, enfrentarmos o presente com a carga irreal do passado e as falsas perspetivas quanto ao futuro.

                                                            Um dia de cada dia.
                                                            Para hoje as coisas de hoje.

Se vivermos plenamente hoje, o passado não incomoda e o futuro é certo e brilhante.
Certamente que é legítimo e necessário programar coisas correntes ou práticas para o futuro e aprender com os erros do passado para que não se repitam. Porém, em questões psicológicas da felicidade, não é bom, certo e saudável. A felicidade deve ser agarrada no presente, e está em tudo o que nos acontece, bom ou mau e nos pequenos detalhes diários que em geral desprezamos, se tivermos a inteligência e a sensibilidade para a captar. É tão bela e intemporal que não pode ajustar-se ao desejo humano fenomenal.
A nossa felicidade está relacionada com a humanidade, embora tenha cunho próprio, quer dizer, é possível e necessário amarmos os outros mantendo nossa integridade, e isto acontecerá sem preocupação de nossa parte. Mas atenção: você não é obrigado a submeter-se às pessoas fracas. «Pode amar uma pessoa sem contudo gostar dela», mas compreendendo-a.
Seja psicólogo de si mesmo.
Deus deseja que sejamos felizes e livres mais que nós - vocês e eu -, pois é a Inteligência Maior que sempre Se antecipa ao que, dubiamente, consideramos ser a nossa felicidade. Ele está dentro de nós. É com Ele dentro de nós que O vemos fora. Purifiquemos nossos corpos e santifiquemos nossas almas para sermos merecedores de tão Excelso e Nobre Hóspede. « Deus está dentro de mim com uma presença mais íntima do que eu própria estou dentro de mim: (...) » (Madre Teresa de Calcutá)

Santidade significa transformar inspiração e fé em ação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário