Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A NECESSIDADE DE DESPERTAR


Enquanto não experimentarem o primeiro grande vislumbre da luz que lhes mostrará, com toda a clareza, a diferença entre escravidão e Liberdade, o caminho é exíguo e pouco firme.
Vocês não fazem nem pálida ideia do que é receber a visão da Verdade, poderosa, inefável, justa, honrável e venerável, bem como realmente íntima e Amiga, e compará-la, sem esforço, instantaneamente, com o mundo em que têm vivido, julgando-o real, da sociedade, da família e dos amigos!
É deveras espantosa esta constatação - não, não lhes estamos a tirar a alegria de viver, mas convidar vocês a verem a realidade como ela é:
 1. - Por um lado, o que temos visto e acreditado como único e real, do dia a dia e durante muitos anos, considerando-o como amigo, é visto como incerto, irreal, inconstante e aparente;
2. - Por outro, através dos olhos do espírito, durante alguns minutos, somos elevados daquela condição. Esta visão, amorosa e excelsa, derruba por completo a crença na forma habitual de viver e nos faz desconfiar dela, não lhe dando tanto crédito, sendo relegada para segundo plano. Maravilhados, ficamos a saber que esta é a realidade tão querida que desejamos e queremos abraçar. Infundindo-nos o seu amor, convida-nos a prosseguir na purificação integral.
Isto não quer dizer que devamos considerar o mundo, sociedade, família e os amigos, como inimigos. Eles são o que são, segundo sua condição psicológica, e o que importa é trazê-los, sem coação - mas com gentileza, à nossa condição de despertos, tendo para com todos compaixão, paciência, amor e responsabilidade de ajuda.
Podemos definir sono psicológico como consciência precária e incompleta. A consciência é, contudo, muito mais vasta e profunda do que se pode imaginar.
De uma coisa estamos certos: quanto mais alerta, vigilantes ou despertos estivermos, maior é a saúde, a alegria, o amor, a amizade, a paz e a segurança, pois a convivência se faz a partir da realidade interna que não está separada da Realidade Única.

Amigos verdadeiros são os que comungam dos mesmos princípios realmente espirituais.  

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A MAGIA DO PODER CÓSMICO DO SUBCONSCIENTE

Executamos verdadeira magia quando sabemos o que ela é. Antes de realizarmos uma tarefa bem feita precisamos de, previamente, saber o que ela representa.
O Subconsciente é aquele lugar recôndito em nós onde residem os nobres poderes isentos de qualquer mácula, à espera de que estejamos habilitados para os usarmos e para que tenhamos uma vida radiosa de majestoso esplendor.
O leitor já se deu a oportunidade de fazer o que mais deseja do fundo de seu coração? Isso é realizar o que mais acredita. É dar asas aos  mais belos sonhos de sua alma.
O homem, isto é - o verdadeiro Homem - é o porta-voz do Divino Esplendor, que anseia por ser revelado, pois revelação é criação.
Não espere que a sociedade lhe diga o que fazer. Ela e quase todas as pessoas que dormem, estão sempre prontas a dizer-nos como se deve viver, mas, infelizmente o homem que dorme, psicologicamente, é como um sonâmbulo, tateando hesitantemente. Só dirigindo nosso olhar para o Céu, que se manifesta num coração puro, afastado das loucuras do mundo, podemos fazer o que é certo. E só a certeza é verdadeira paz. «Nada poderá trazer-te a paz, a não ser o triunfo dos princípios.» (Ralph Waldo Emerson)
O sono é a causa do desastre.
Vejam o mundo como ele se encontra atualmente, sem paz à vista. As pessoas sem presença de espírito, pensam: «Precisamos de fazer alguma coisa!» Embora bem intencionadas, mas pouco esclarecidas, inconscientemente atiram mais lenha para a fogueira, e as coisas pouco se resolvem. Só a mente purificada, tranquila, inocente, é que pode realizar a paz ( harmonia), e nunca a mente traiçoeira, atrapalhada, irrefletida e ansiosa. Procuremos adquirir a arte de aquietar a mente, de refletir antes de reagir. Refletir antes de reagir é sentir impetuosa e irrefutavelmente que o que se vai fazer não tem alternativa senão dever ser feito, pois só o espírito em paz, sabe!
 Só você tem controle sobre sua mente. Se não tem, entregue-a ao Senhor que a controla com facilidade. Submeta-lhe tudo que lhe devolverá tudo purificado pelo amor.
Sim, há muita falta de amor no mundo, e agir sem ele é estragar as coisas, ou remediá-las mal.
 Não é bom ter poder sobre as pessoas, mas sim ter autodomínio, mansidão, conhecer-se e conhecer o outro.
O Senhor disse: «Não veja o outro. Veja-Me em tudo!»

Se um dia, estimado leitor e leitora, pensar que não é nada na vida ou que ela não faz sentido, não associe pensamentos negativos a essa constatação. A vida é o que é e para ser vivida, e não para ser definida. Da mesma forma, o que realmente somos, não pode ser respondido pele mente condicionada. Permaneçam firmes nesse vácuo e deixem que seja preenchido por algo mais  que a mente humana, e ficarão maravilhados com a Graça de Deus.

O que ensino, servindo a Deus nas pessoas, homens e mulheres tem, ao mesmo tempo, a finalidade de melhorar-lhes a vida neste mundo e contribuir para que sejam conduzidas à vida eterna.

Que o Senhor Deus abençoe a todos e o mundo se torne melhor, com mais harmonia, solidariedade e caridade fraterna.