Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A NECESSIDADE DE DESPERTAR


Enquanto não experimentarem o primeiro grande vislumbre da luz que lhes mostrará, com toda a clareza, a diferença entre escravidão e Liberdade, o caminho é exíguo e pouco firme.
Vocês não fazem nem pálida ideia do que é receber a visão da Verdade, poderosa, inefável, justa, honrável e venerável, bem como realmente íntima e Amiga, e compará-la, sem esforço, instantaneamente, com o mundo em que têm vivido, julgando-o real, da sociedade, da família e dos amigos!
É deveras espantosa esta constatação - não, não lhes estamos a tirar a alegria de viver, mas convidar vocês a verem a realidade como ela é:
 1. - Por um lado, o que temos visto e acreditado como único e real, do dia a dia e durante muitos anos, considerando-o como amigo, é visto como incerto, irreal, inconstante e aparente;
2. - Por outro, através dos olhos do espírito, durante alguns minutos, somos elevados daquela condição. Esta visão, amorosa e excelsa, derruba por completo a crença na forma habitual de viver e nos faz desconfiar dela, não lhe dando tanto crédito, sendo relegada para segundo plano. Maravilhados, ficamos a saber que esta é a realidade tão querida que desejamos e queremos abraçar. Infundindo-nos o seu amor, convida-nos a prosseguir na purificação integral.
Isto não quer dizer que devamos considerar o mundo, sociedade, família e os amigos, como inimigos. Eles são o que são, segundo sua condição psicológica, e o que importa é trazê-los, sem coação - mas com gentileza, à nossa condição de despertos, tendo para com todos compaixão, paciência, amor e responsabilidade de ajuda.
Podemos definir sono psicológico como consciência precária e incompleta. A consciência é, contudo, muito mais vasta e profunda do que se pode imaginar.
De uma coisa estamos certos: quanto mais alerta, vigilantes ou despertos estivermos, maior é a saúde, a alegria, o amor, a amizade, a paz e a segurança, pois a convivência se faz a partir da realidade interna que não está separada da Realidade Única.

Amigos verdadeiros são os que comungam dos mesmos princípios realmente espirituais.  

Sem comentários:

Enviar um comentário