Assumo a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade cumulativamente com a de Cristo Cósmico, porque o indivíduo citado em «O Vigor e a Juventude do Cristo Cósmico» está sendo destituído superiormente por incompetência e imbecilidade e por não se decidir a arrepender-se, pois, sem verdadeiro arrependimento não há cura nem redenção.
«Deus é o princípio e, se estivermos unidos a Deus, nós nos tornaremos novos mais uma vez.» (Mestre Eckhart), citado por Matthew Fox.
«Nossa sociedade sofre da doença do adultismo. Os adultos estabelecem padrões de trabalho, culto, educação, moral e economia. Na medida em que os adultos estão distanciados da criança que existe dentro de cada um, esses padrões criam um falso eu e uma sociedade desequilibrada. A criança ferida no adulto clama por atenção, compaixão e cura. No entanto, os adultos amiúde negam essa ferida e projetam sua criança ferida nos outros. Miller demonstra esse ponto com o exemplo de Adolf Hitler, que era espancado diariamente por seu pai. Ela sugere que, se Hitler tivesse encontrado uma maneira de expressar seu ultraje na infância, seis milhões de judeus poderiam não ter sido mortos. O extermínio da criança interior contribui para o extermínio de nosso futuro comum, de nossas esperanças e sonhos. Em tal sociedade, a filosofia de vida reinante torna-se "todos por um".»
«A aventura é nossa capacidade de ir além do que é dado. Uma cosmologia viva oferece a aventura porque nos desafia a restabelecer todos os nossos relacionamentos e todas as nossas imagens do eu, do trabalho, da existência e da cidadania no amplo mistério do universo e sua história. A juventude deseja e merece saber que suas vidas não são triviais e desprovidas de aventura. Caso contrário, a juventude perece juntamente com a paixão religiosa vital. Mestre Eckhart garante que essa noção de entusiasmo e aventura encontra-se ao alcance de todos os que recuperarem o seu verdadeiro eu - o que inclui o eu jovem e aventureiro.» Mattew Fox)
Sem comentários:
Enviar um comentário