Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TRANSFORMAÇÃO INTERIOR

Tudo o que importa nesta vida é encontrar aquele Centro donde flui a luz que a ilumina. Todas as mudanças exteriores sociais não contribuem para esta possibilidade. Só uma renovação global interna, que não seja uma reforma do eu pessoal, mas uma redução gradual e progressiva deste, dá acesso ao Centro de luz e de paz.
O homem ou a mulher isolados que estão descontentes com a vida e que chegaram ao fim de sua corda mental, procuram uma saída ( pensemos na parábola do Filho Pródigo ), e iniciam a viagem de regresso a qual, milagrosamente, jamais será uma repetição. É certo que este regresso está cheio de obstáculos, aparentemente intransponíveis, pois é preciso remar contra a maré não só deles mesmos como do meio em que vivem.
O peregrino da Verdade pode vacilar, sentir-se temporariamente só e querer voltar à vida monótona anterior. Contudo, como já teve, eventualmente,  um vislumbre da existência de uma Vida Maior, justa, equilibrada e saudável, constantemente irradiante e que permeia silenciosamente tudo tem, nos momentos críticos a luz pequenina que nunca se apaga, estimulando-o a prosseguir. Uma vez por outra, parece que esta luz, com tendência a aumentar, se extingue mas, caindo em si, volta a vê-la, e avança não obstante os perigos.
As pessoas que se identificam com o mundo e que estão no caminho de ida e sem saída, tentam persuadir o caminhante de que ele é que está errado, mas a luz que não engana e que confere no íntimo um senso real de verdade, amor e justiça, o protege dos enganos.
As pessoas fartas de serem enganadas é que começaram a pensar por sua cabeça e a investigar mais além de si próprias e da opinião comum. Há muitas que saíram vencedoras e que declararam por palavras clarificantes e por uma vida virtuosa exemplar, seus triunfos.
Há um momento crítico na vida do aspirante à Verdade que é este: todo o processo para passar de um nível mais baixo de ser para um mais alto, é precedido pela anulação de tudo anterior, exceto a sabedoria excelsa, a qual serve à eternidade.
O místico passa por muitos dos estados íntimos narrados no Novo Testamento, trabalhando para a glória de Deus e não para a sua, deixando à Vida seus cuidados e ou merecimentos. Tudo o que ele quer é resistir até ao fim em que todos os dias sejam de clareza e certeza. « ... aquele que perseverar até ao fim será salvo. » ( S. Mateus, 24:13). Ele tem uma qualidade de amigos de nobreza superior que são mil vezes maiores que aqueles que desertaram e que teve de deixar para trás.
São as pessoas que foram além de si próprias e da sociedade falsa, desequilibrada e enganosa, e que tiveram um vislumbre  da Luz Maior, que dão esperança à sociedade e ao Mundo.
A autorrenovação impõe-se inexoravelmente, sem a qual a renovação externa nada ou pouco resulta. Mas devemos fazer isto por nós. Fazendo-o, executamos nossa tarefa e verificamos que os outros precisam de fazer o mesmo.   

Sem comentários:

Enviar um comentário