Se deseja uma vida melhor e «quer vir connosco tem que remar contra o vento e a maré», não se deixando acomodar à mesmice dominante, à preguiça, à descrença e à autocomplacência sem medida. Precisamos de ser sérios em relação à vida, sem que sejamos demasiado sérios.
Se o leitor verificar bem há sempre qualquer coisa a fazer, em vez de ficar na lamúria ou a olhar para ontem, como, por exemplo: cuidar do seu próprio jardim com delicadeza e gosto. Um jardim asseia muito uma casa no seu todo, é a natureza junto de nós, além de contribuir para a purificação do ar; fazer rotinas de manutenção e pequenas reparações na casa e no carro; melhorar o visual; sentar-se tranquilamente no sofá, sem nada fazer e sem agitação, testando assim a sua capacidade psicológica de estar a sós sem aborrecimento. «Jamais fique completamente ocioso. Leia, ou escreva, ou reze, ou pense, ou dedique-se a algo para bem de todos.» (Tomás de Kempis)
Uma mente demasiado ociosa é terreno propício ao negativismo e ao consumo inútil de energia. Isto nada tem de semelhante com o usá-la bem como, por exemplo, apreciar gostosamente as flores e relva de seu jardim, as nuvens, as estrelas ou o pôr do Sol e, ainda, ver o canal de televisão myZen.tv nature, diário, onde se pode alegrar, suavemente, com paisagens vivas e maravilhosas de praias, rios, cascatas, montanhas e vales de vários locais escolhidos do mundo.
O que é despertar? É a coragem intrépida de denunciar o auto-engodo e enxergar muito além desta vida mundana sem caridade, decência, piedade, decoro e misericórdia para com o próximo. É renovar-se passo a passo e interpelar-se de momento a momento. É ter a perspicácia de ver com "olhos de ver" o que é realmente verdadeiro, belo e bom, pensando, agindo, falando e respondendo de forma oposta aos demais, ainda que isso traga a consequência temporária de ser mal compreendido. Se estamos certos, que importa se nos compreendem e aplaudem ou não?! «Ser grande é ser incompreendido.» (Ralph Waldo Emerson)
António
ResponderEliminarEste texto é bonito. É romântico pela positiva.
Rosa Maria.
Rosa Maria, minha esposa.
EliminarObrigado pelo teu carinho e sensibilidade.
António.