O Cristo Cósmico já se encontra entre vós. Ele é o renovador.
Todos sois cristos cósmicos cooperando com Ele. Quanto maior e fiel for a cooperação, melhor é a ascensão e a integração.
A renovação não é extensiva a uns poucos. Todos têm de deitar mãos ao trabalho que os edifica e dignifica.
Como já foi referido, a renovação é formada por duas vias convergentes que se complementam e não podem dissociar-se: a devoção e o autoconhecimento. Este é o novo paradigma de que se tem falado. O velho, embora deva ser honrado, não deve teimar em prosseguir, pois está condenado ao fracasso: é preciso ter a coragem e a humildade de saber perder, não prosseguindo. Se tivessem essa coragem prévia, seus defensores e saudosistas do passado, teriam a honra e o bom senso de dar lugar a quem sabe, assim como temos a sinceridade de honrar o passado e o que foi feito!
Uma coisa é reprimir os vícios, que se tornam molas propulsoras prontas a ferir quem reprime as potencialidades inatas do homem, outra é a cautela preventiva em compreendê-los.
Gozem a vida, divirtam-se, mas não se apeguem ao prazer. Isso é perder a liberdade criativa fluente.
Essa coisa de "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço", não tem validade e lugar nos dias de hoje e amanhã. Quem prega deve ser luz, não ditadura subtil com luvas de veludo em punhos de aço. Foi por isso que dissemos que todos têm direito à libertação.
Quando compreendemos um sentimento que nos aflige, ficamos livres dessa aflição: tão claro quanto isso, visto que o erro está na ignorância de nossa natureza divina, que nos esclarece e cura.
O céu começa e se consuma dentro de vocês, mesmo na Terra - maravilhosa escola de Deus, com seus recreios maravilhosos.
Cuidado com aqueles que ensinam o Caminho e têm semblante carregado, que não sabem sorrir e renegam a diversão e apreciação da Natureza, reflexo visível do Senhor Deus. E que criam divisões de dignidades de homens e mulheres, reprimindo estas.
Sem comentários:
Enviar um comentário