Nesta vida perfeita não há necessidade de resistir a pessoas fracas que não sabem viver senão à custa alheia. Em estado de renúncia, pureza e simplicidade, você é elevado pela própria Vida acima delas.
«Demonstra o que professas em teu porte e andar. Haja em tua apresentação a simplicidade; em teu movimento, a pureza; em teu gesto a gravidade; em teu passo, a honestidade. Que não demonstres o vergonhoso, o lascivo, o petulante, o insolente, o superficial. O gesto do corpo é o sinal da mente.»
«Supera a agressão com a suavidade, e a malícia com a bondade.»
(Santo Isidoro)
Falar com verdade e viver na verdade.
«Fala palavras de Deus quem imputa não a si mas a Deus a ciência de falar que possui. Quem fala palavras de Deus, tema ensinar além da vontade de Deus ou além da autoridade das santas escrituras, ou além da utilidade dos irmãos; ou então tema calar o que deve ser ensinado.»
«(...) quem piedosamente chora pecados alheios perfeitamente apaga os próprios.»
(Santo António)
Pureza de nossa vida, interna e externa.
«Quem sabe que tipo de vida resultaria se atingíssemos a pureza?»
«A energia geradora, que se dissipa e nos torna impuros quando somos devassos, revigora-nos e inspira-nos se adoptarmos a continência.
A castidade é o florescer do homem; e aquilo a que se chama Génio, Heroísmo, Santidade e coisas semelhantes são simplesmente os vários frutos que lhe sucedem.
O homem flui imediatamente para Deus quando se abre o canal da pureza.»
(Henry David Thoreau)
«Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões.»
(S. Tiago, 4:3)
Sem comentários:
Enviar um comentário