Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

terça-feira, 7 de junho de 2011

PARA ACABAR COM A ANSIEDADE

A ansiedade nasce da sensação do vazio interior.
O medo de que nada aconteça e de que provavelmente alguma coisa vai acontecer, deixa a pessoa num estado de intranquilidade. Ela fará qualquer coisa para fugir dessa situação, seja o que for.
A solução verdadeira está em não fazer nada, absolutamente nada, permanecendo à margem daquele sentimento sem classificá-lo, temê-lo, rejeitá-lo ou acatá-lo. A própria fuga incentiva e amplia o sentimento. Se permanecerem nesse estado, tranquila e humildemente, como observadores imparciais, ele esvai-se por si mesmo. Em seu lugar surge a plenitude da Bem-aventurança acompanhada da clareza mental e do sentimento maravilhoso de vitória sobre a situação. Serenidade e paz absolutas, atributos do Espírito Universal Infinito, são seus.
Voçês precisam aprender a realizarem-se espiritualmente para estarem à vontade consigo mesmos, isto é, com vossa essência imortal.
Quando se sentirem inquietos perguntem silenciosamente: «Quem é que se está a sentir  intranquilo?» Não deem resposta. Deixem ficar assim.
Voçês não têm para onde fugir. Já estão em casa onde quer que se encontrem. Conseguem ver a magia oculta e bela nestas duas frases precedentes?!
O problema surge quando a pessoa vê vir o sentimento e se amedronta. Projeta assim várias direções de fuga, todas elas negativas. Na tentativa de buscar a Felicidade fora, abandona-a dentro. A ansiedade é apenas uma máscara que oculta a Felicidade plena, serena e total.
Realização, significa tornar-se real, autêntico, pleno, e onde impera a Realidade não há medo, ilusão.
Com a realização espiritual diminui o vazio. Este vazio é o espaço que ainda não foi preenchido pelo Real. Isto quer dizer que a progressiva transformação interior  aumenta a auto-unidade e a autoconfiança e diminui em conformidade os estados  de intranquilidade, ansiedade e vazio.
A sensação de vazio vem quando a pessoa não sabe o que fazer consigo mesma, quando se vê frente a frente consigo própria, sem nada que a distraia.
Quando todas as barreiras se nos apresentam e não há mais hipóteses de fuga, não temos alternativa senão ficarmos com o vazio, sem palavras verbais ou mentais. Só assim o resolvemos de uma vez por todas e ficamos perfeitamente descontraídos, em paz e unificados.
É a Verdade que nos salva. Para isso destrói-nos e recria-nos, mas há um eu diferente em cada caso. Na verdade não nos está a destruir, mas a conceder-nos a vida eterna, cristalina e pura.

                      Só a plenitude de Deus em seu coração pode acabar com a ansiedade.     

Sem comentários:

Enviar um comentário