Melhor que curar uma doença é preveni-la, evitá-la. O antídoto por excelência contra a má saúde é o bem-estar espiritual, psíquico e físico, baseados no autoconhecimento e na verdade. A autoconfiança e a auto-unidade fortalecem a imunidade psicofísica.
A depressão é um estado geral de fraqueza psíquica em que o indivíduo fica vulnerável à sugestão e à autossugestão. Fácil, neste estado, é o autoengendramento de doenças psicossomáticas, fobias e manias e de estados físicos anómalos como se fossem reais. De modo contrário, o aparecimento de um defeito físico e de uma doença, provoca ou pode provocar, dependendo do indivíduo, uma depressão.
A depressão é estado tal de baixo tónus psicológico que a pessoa não tem termo de comparação com o estado de saúde psicofísica. Com facilidade se cai presa deste flagelo. Basta errar e sentir-se culpado pelo erro, que é uma armadilha para tal. A depressão evita-se pela atenção constante em relação a si mesmo, evitando ferir e ser ferido, mantendo um nível alto de moral e a elevação psíquica assentes nas verdades cósmicas e nas leis universais da vida.
A força espiritual cósmica cura doenças físicas, já que esta força é saúde mental perfeita que coordena e lidera a harmonia fisiológica e física. Esta força assenta na Verdade Cósmica e na Realidade Inabalável. Com a força espiritual acredita-se e sabe-se que tudo é possível, tudo é passível de solução. No estado depressivo acredita-se e proporciona-se o contrário.
Manter uma atitude positiva perante a vida, o mundo e as pessoas, contribui para uma alegria tranquila e imunidade psicofísica.
O ressentimento, o ódio, a hostilidade, a expetativa e o rancor, diminuem a resistência às doenças e enfraquecem o autodomínio. Perdoar a si mesmo e aos outros permanentemente, tranquiliza, bem como o querer bem a todos. Sempre que um pensamento negativo sobre uma pessoa se apresenta na mente não se deve alimentá-lo, mas ver a pessoa de outro ângulo, desejar-lhe prosperidade, fixarmo-nos nas suas qualidades. A irritação debilita o sistema nervoso e a autoconfiança.
«(...) é extremamente nocivo ficar irritado sem saber que o estamos.»
(Vernon Howard)
Quase toda a gente depende de toda a gente. Com que facilidade uns exploram os outros! Até quando uma pessoa diz a outra que quer ajudá-la, a maioria das vezes, inconscientemente, está a explorá-la!
É melhor dar que receber. Ajudar que ser ajudado. Servir que ser servido. Isto porque a capacidade de dar, ajudar e servir é nota evidente de autossuficiência e independência, de liberdade. O melhor serviço, a melhor dádiva, a melhor ajuda, são aqueles que elevam a pessoa, a tornam mais independente, em vez de escrava. Ambos sobem, o servidor e o servido. Aí não há exploração, mas ajuda verdadeira, real, cósmica.
Metanóia, arrependimento, conversão, transmutação, transformação interior, é uma mudança de atitude, de forma de ver e pensar internas, integral e verdadeira, que nos livra da dependência à agressão e da agressividade, da luta.
Na Vida Nova fluímos sem preocupação, sem pressa ou ansiedade.
Sem comentários:
Enviar um comentário