O homem mau é escravo de sua própria maldade.
Viver ao sabor dos opostos da existência, significa estar espiritualmente adormecido. Homem assim não tem alternativa a não ser reagir diariamente de forma mecânica de acordo com ventos internos e externos que sopram.
Só o homem que se elevou acima da mente condicionada é que deixou de estar em guerra consigo mesmo e com os outros. Este homem é verdadeiramente humano, genuinamente espiritual, e vive produtivamente.
Se você fica aflito, nervoso, ansioso e compelido a lutar contra situações e pessoas desagradáveis, saiba que não está a perceber e a viver o ensinamento do Novo Testamento «...não resistais ao mau.» (S. Mateus,5:39).
«No dia em que permitir, sem reservas, que as forças que tentam derrotá-lo sejam bem sucedidas, enquanto se põe de lado e observa, nunca mais poderá novamente ser abalado na vida.» (Vernon Howard)
Devemos considerar as situações e pessoas desagradáveis como desafios e incentivos ao nosso próprio crescimento espiritual. Se aprendêssemos por nós mesmos não precisaríamos destes mestres amargos e enfrentá-los-íamos como incidentes neutros, incapazes de provocarem dor.
Você tem duas opções:
1.Ou sai derrotado e abalado psicossomaticamente; ou
2.Aprende a lição como um sábio, usando os desafios, aparentemente amargos, e se eleva acima das tempestades.
Não se permita ser mandado compulsivamente, isto é, no seu íntimo. «O homem exterior talvez sofra provação, mas o interior será inteiramente livre». (Mestre Eckhart)
Você não é um alvo a abater. Não seja escravo do egoísmo dos outros. Tranquilamente, recuse ter medo.
O mal dos outros e das situações semelhantes, é dirigido contra seu ego, a personalidade, o homem velho, e não contra o você real. «Você é algo que não pode ser perturbado por coisa alguma ».
Permita, como um sábio, a destruição da casa assombrada. Não reaja com seu ego ao ego dos outros.
Permita em benefício de sua serenidade, dignidade e inteireza que o Eu Maior tome conta da situação, com calma e sabedoria absolutas. Para isso, aprenda a amar, a ser amor e a compadecer-se. Entregue seus cuidados.
Quando não conseguirem o que afirmamos, recolham-se, virem-se para dentro, e, simultâneamente, tenham a coragem silenciosa de pedir ajuda Superior (auxílio, paciência e compreensão) para enfrentarem o que está além de vossas forças e foge ao vosso alcance.
É possível viver neste mundo sem lhe sentir a escravidão, mas em liberdade íntima que se propaga externamente. E o Reino Interno é assim mesmo.
Ao homem libertado se associa toda a Força Cósmica do Universo e instiga-o na intenção de vencer.
A Verdade é mais forte que tudo o mais. Não há um poder oposto a DEUS .
«Não dê jamais a um homem não-despertado a oportunidade de explodir em fúria e sarcasmo contra você. Você cai nessa armadilha todas as vezes em que parece fraco ou quando ele percebe que você quer alguma coisa dele. A natureza animal do homem está sempre vigilante à espera de alguém para atacar. » (Vernon Howard)
Desempenhe suas funções na vida social, familiar ou profissional com competência singular, e não se permita ser usado para além do que é decente e salutar.
Se reagirmos de forma habitual, com o eu artificial, perdemos terreno, e isso é o que as pessoas hostis querem, que lhes demos luta, que baixemos ao nível delas. Tenhamos compaixão prudente e façamos um esforço para vê-las como Deus-pessoas e não como pessoas.
Muito obrigada por compartilhar este texto tão verdadeiro,erz extamente o que eu procurava.
ResponderEliminarTem uma pessoa tentando de todas as formas me provocar.me diminui tentando que eu ataque,nåo entendo bem suas razøes ja que convive comivo a pouco tempo e eu sempre a trato muito bem mesmo naao batendo muito bem com suas idéias,e hoje ela jogou uma indireta que me ofendeu .
Nao sei mais o que fazer...
Estimada leitora Thays Heytor,
EliminarObrigado por suas gentis palavras.
Uma relação além de satisfação e alegria é também respeito profundo, compromisso e encanto pela pessoa amada. A relação é perdurável e estável se nela houver amor. Nele não cabem maus tratos e ofensas de qualquer tipo.
Procurar uma relação para aliviar a solidão e insegurança faz com que atraia a pessoa errada com o mesmo tipo de problemas.
O autoconhecimento liberta-nos desses sentimentos e devolve-nos a força interior.
Conheça a si mesma, firme-se em sua força interior, medite e leia todo o Blog, e descubra se não tem uma necessidade falsa dessa pessoa!
Você tem o direito de ser feliz, amar e ser amada com a pessoa certa que respeitará, certamente, a sua integridade.
Não permita que a infelicidade de outra pessoa interfira na sua felicidade.
Estou ao dispor para tudo o que se fizer necessário.
Saudações,
António Sousa