Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

sábado, 28 de janeiro de 2017

VIVA E DEIXE VIVER

Não é preciso atropelar ninguém. Há espaço para todos. Não é necessário tirarem o que é dos outros. Descubram e usem o que lhes pertence por direito e conquista própria, além de lhes ser mais adequado e conveniente.
Precisam de se libertar da cobiça e inveja do que os outros têm, pois o que têm é uma consequência do que são.
Quanto mais elevado o nível psicológico e espiritual em que viverem, melhores coisas atraem. E estas coisas podem ser materiais para apoio do conforto físico, como também emocionais de confiança e contentamento. Quanto mais responsáveis por seus pensamentos e atos, maior a independência e liberdade.
Não viva a partir de fora, mas da divindade que lhe é própria. Assuma-a corajosa e intrepidamente. Seja um homem novo sem limitações e entraves.
Seja afável com todos, o que não quer dizer generalizar na afabilidade. Há pessoas que terá de manter à distância, e outras que deverá admitir.
Ser afável, significa que você está acima do mal. É espontaneamente bom, de acordo com sua nova natureza, e não lhe ocorreria ser de maneira diferente. Assim, seja fiel a si mesmo, à sua consciência cósmica.
Estar acima do mal, é pairar acima das tempestades psicológicas, e, por conseguinte, do bem e do mal engendrados pela mente humana como meio de rejeição dos factos cósmicos libertadores.
A maioria não se assume quanto à sua natureza verdadeira, porque isso exigiria delas enorme energia e vigilância. É melhor viver na preguiça e no país dos sonhos, até que a realidade eterna, implacável, lhes abra os olhos e os recoloque na estrada régia.     

sábado, 21 de janeiro de 2017

TODA A HORA É HORA DE CHEGAR

A maioria das pessoas adia a solução de suas vidas porque pensa que tem coisas mais importantes a fazer, e que são mais relevantes.
A toda a hora, e em qualquer lugar, temos um débil sussurro em nosso coração que nos diz que lhe temos de dar ouvidos, pois se trata de algo inadiável e que é o sustentáculo de nossas vidas - o regresso à Pátria celeste.
Embora as pessoas concordem que é verídico o que dizemos, mas esta concordância é apenas de dez por cento contra os noventa de oposição que não quer ter nada a ver com isso. 
Ajude essa centelha divina de dez por cento a ganhar predominância em seu coração, e ficará maravilhado e agradecido pela sua atitude heróica.
O regresso às origens nada tem que ver com a idade, posição social, erros do passado ou de que o tempo é curto. Basta uma reviravolta no pensamento para que o momento se torne agora, e todos os empecilhos ficam desmascarados, pondo à mostra aquilo que são - meros sintomas de preguiça, falsas desculpas e imaginações sem sentido.
A maioria anda no mundo por imitação uns dos outros. Não param um instante para investigar sobre o propósito da vida na Terra: quem são, o que andam cá a fazer e qual o seu destino. Limitam-se apenas a funcionar, como fazem quase todos: nascer, viver e morrer, pronto, acabou-se!
Há uma insatisfação íntima, de que já temos falado, aquela sensação de que ainda não se atingiu a felicidade! Talvez amanhã, talvez um dia, quem sabe!
Os homens e mulheres que se dedicaram a estudar essa inquietação e a querer dar-lhe um fim, em vez de fingirem que ela não existe ou que é apenas fruto da imaginação, já se encontram no caminho de volta, e são benditos por suas atitudes. Aqueles que se ajudam, que trabalham para si, o Céu os ajuda, anima e conforta.
Os erros, quando se toma consciência deles, custe o que custar, se transformam em oportunidades de ascensão, purificação e sublimidade.
Já alguém disse que o Sábio só erra uma vez. Quer dizer, que ele se emenda, não repetindo o mesmo erro dia após dia. É inteligente o suficiente para não deixar que as situações ou as pessoas o dominem e, desta maneira, aproxima-se da bem-aventurada paz íntima.  

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O AMOR LEVA À UNIÃO

Quanto mais desprezados pelo mundo e abandonados pelos homens do mundo, mais Deus nos abraça e recebe. E com Seu abraço surge a oportunidade única de ser feita uma obra nova pelo mundo.

                                                                       ***

«O homem só é forte e capaz de vencer quando rejeita qualquer apoio exterior e permanece só. Cada novo recruta que adere à sua causa só o enfraquece. Um homem não valerá mais do que uma cidade? Não peças nada aos homens e, na mutação infinita, serás tu próprio, único pilar sólido, que não tardará a aparecer como apoio de tudo o que te rodeia.
O homem que sabe que o poder é inato, que é fraco porque procurou o bem em toda a parte, no exterior, fora de si mesmo, e que, ao tomar consciência desse facto se volta, sem hesitar, para o seu próprio pensamento, esse homem corrige-se imediatamente, caminha bem direito, comanda os seus membros e faz milagres, tal como um homem que caminha com os pés é mais forte do que aquele que caminha de pernas para o ar.»

«Logo que o homem seja um com Deus, deixará de mendigar.»

                                                                               Ralph Waldo Emerson


                                                                        ***

«O esposo da alma é a graça do Espírito Santo. Chamando-a ele à penitência pela inspiração interior, é inútil a provocação de qualquer vício.»

«A graça de Deus está à disposição. Torna-se indigno dela quem não a aceita quando oferecida, ou não a guarda quando já a tem.»

«O primeiro pecado é pensar o mal, o segundo é consentir, o terceiro é executá-lo, o quarto é não arrepender-se. Quem peca nos três primeiros, se se arrepende depois, Deus o converte ao rosto de sua clemência; mas se se não arrepende, dele se afasta o rosto da clemência.»
« (...) o penitente deve ser imóvel e fixo na penitência, e para onde quer que vá e por onde quer que se mova deve ter o firme propósito de não recair no pecado.»

                                                                                     (Santo António)


                                                                          







                             

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A PESSOA QUE NÃO SE CONHECE É VÍTIMA DE SI MESMA E DOS OUTROS



A pessoa ofende sistematicamente porque vive num caos psicofísico. Não tem como saber viver em paz senão oscilar entre o prazer e a dor: o prazer mórbido de ferir os outros e sofrer as consequências dolorosas do arrependimento - perturbação psíquica. Com isto, só atrasa a sua libertação.
As leis que nos governam - leis universais -, são implacáveis, porém amigas para quem as cumpre.
São vocês que criam o céu e inferno em que vivem, respetivamente, pela reação correta ou incorreta, aos acontecimentos da vida diária bem como em relação aos pensamentos que passam pela mente.
As pessoas que não têm um objetivo na vida a que se dediquem cumprir, esgotam a mente com pensamentos negativos destruidores.
Temos de estar sempre ocupados, pois não podemos deixar de agir continuamente.
Há vários objetivos, mas o mais nobre é a realização espiritual, porque leva à transcendência do estado cíclico e dual da busca do prazer e aversão à dor. Neste estado sublime, as energias são aplicadas produtivamente. O resultado é paz derivada de um espírito unificado.
Um indivíduo que se conhece, através da autopesquisa psicológica e meditação introspetiva, sabe como não ofender o seu semelhante e também como se defender dele. O autoconhecimento mostrou-lhe onde e como as coisas falhavam em sua vida, tornando-a desfavorável. Tendo resolvido o seu problema de ataque e defesa, vê com clareza do que é que os outros padecem. Agora, conserva as energias que podem ser usadas em coisas mais proveitosas e nobres.
Não há arte mais proveitosa que a arte de viver. Mas isto vai muito além da etiqueta e boas maneiras.
Uma pessoa cheia de etiqueta e boas maneiras é muito aborrecida e mecânica. Falta-lhe espontaneidade e graça.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

SEJA FIRME EM SUAS DETERMINAÇÕES

«Tens uma convicção; guarda-a para ti mesmo, diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo no acto a que se decide.»
                                 São Paulo aos Romanos, 14:22

Ter convicções firmes é das satisfações mais fascinantes que se podem obter. E isto porque, a negação disso, é a prova de um espírito dúbio e contraditório.
Queremos que as pessoas acreditem em nós? Para isso, temos de defender nossas ideias como únicas e inéditas, ainda que todo o mundo esteja contra e a nossa vida corra perigo!
Em primeiro lugar, o escritor, professor ou mestre tem de acreditar naquilo que escreve. E o que escreve é de inspiração divina. Assim, saberá do valor intrínseco de suas palavras. No entanto, também é verdade que a obra só está completa quando for exposta à luz do dia, isto é, quando o público esteticamente a vir e saborear como complemento e aprovação final do trabalho. Por outras palavras, quando o trabalho for útil aos outros, outros esses que lhe darão o veredito final. Mas o autor foi o primeiro a responsabilizar-se pela veracidade do que afirma, publica ou cria, como no caso, por exemplo, da obra de um escultor. Ele executa a obra, mas o público é que a confirma.
No caso das ideias místicas, filosóficas, e ainda mais, religiosas, a responsabilidade é muito mais profunda por estar em causa a sobrevivência espiritual e psíquica das pessoas. E com a vida não se brinca, pois quem estraga tem que pagar.
Seja verdadeiro consigo. Coloque as coisas no seu devido lugar.


terça-feira, 3 de janeiro de 2017

VIVE EM DEUS


«Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus!»
                                                                                   ( S. Mateus, 5:8)

«(...) despoja-te de ti próprio e de todas as coisas e de  tudo aquilo que tu és em ti mesmo, e assume-te segundo aquilo que tu és em Deus.»
                                                     Mestre Eckhart

«A vida torna-se fácil quando pomos a Verdade à frente do desejo pessoal.»

A vida em Deus é uma vida de amor e de graça, plena de confiança, temor e alegria. E dizemos temor, porque ficamos "nús", sem defesas - o que é um dom do Senhor -, sem apego ao passado e sem receio quanto ao futuro. Mas é um temor santo, pois sentimo-nos humildes, pequeninos, e somos levados pela Força Infinita de Amor e Ternura. Perdemos os cuidados, porque vivemos em êxtase e em adoração à Vida omnipresente. Vislumbramos a permanente Unidade na essência das coisas, sem que fiquemos excluídos. Tudo nos sorri, em resposta ao que de nós emana.
O amor divino consola e nos converte para o Bem, onde não é preciso mais buscar, visto que há um transbordar que leva ao dar, que é a atitude mais bonita que existe.
Expandir a consciência, é dilatar-se, rasgar horizontes e ir muito além dos limites do tempo e do espaço. Outrora, limitados e receosos, agora plenificados de amor, alegria e paz. É a Vida que realiza Seu desígnio de viver em nós e através de nós.

Qualquer coisa pequenina que nos concedeis, Senhor, é muito grande. Louvores à Vossa grandeza!