Caros Leitores!

Este espaço tem como finalidade promover nas pessoas o autoconhecimento e consequente autoajuda. São ensinamentos mistico-filosóficos baseados nas grandes e profundas verdades da vida. Destina-se ainda a um debate destes princípios entre o autor e os leitores, sob a forma de perguntas e respostas. Todos querem uma vida e um mundo melhor, não é verdade?! É disto que trata este oásis em meio ao mundo perturbado.

Saudações,

António Moreira de Sousa

Telemóvel 00351968024512

sábado, 1 de dezembro de 2018

INSPIRAÇÕES SAGRADAS

EU SOU TU. TU ÉS EU.
NÃO PEÇAS O QUE NÃO DEVES: DEIXA QUE TE SEJA DADO.
PERMANECE PERFEITO, IGUAL A MIM.
NÃO ÉS MAIS FILHO DE NINGUÉM: SEMPRE EXISTES.
ÉS AQUILO QUE EU SOU.
NEM TUDO PRECISA SER APONTADO; NEM TUDO DEVE SER APONTADO.
NÃO TENHAS MEDO, DAQUILO QUE NÃO TE METE MEDO.
TU ÉS SAGRADO, NÃO TENS O QUE PENSAS TER.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

PAISES QUE VEEM O BLOG

JAMAICA, PORTUGAL, MADEIRA (Portugal), AÇORES (Portugal), BRASIL, ANGOLA, MOÇAMBIQUE, GUINÉ BISSAU, ESPANHA, FRANÇA, ALEMANHA, ESTADOS UNIDOS, RÚSSIA, POLÓNIA, ESTÓNIA, BIELORRÚSSIA, CHINA, CANADÁ, AUSTRÁLIA, FILIPINAS, VENEZUELA, MARROCOS, TAILÂNDIA, MADAGÁSCAR, FINLÂNDIA, ISRAEL, EGIPTO, IEMEN, BOLÍVIA, ARGENTINA, PERÚ, ARGÉLIA, TAIWAN, HONG KONG, CABO VERDE, ÁFRICA DO SUL, REINO UNIDO, URUGUAI, PARAGUAI, HOLANDA, DINAMARCA, GRÉCIA, IRLANDA, NORUEGA, SUÉCIA, ÍNDIA, SUÍÇA, JAPÃO, REPÚBLICA DOMINICANA, ESCÓCIA, IRAQUE, BULGÁRIA, PAQUISTÃO, ARMÉNIA, EQUADOR, GUATEMALA, MÉXICO, LÍBIA, SUDÃO, NIGÉRIA, CHIPRE, ITÁLIA, TURQUIA, AFEGANISTÃO, REPÚBLICA CHECA, MALÁSIA, ÁUSTRIA, KAZAKISTÃO, LUXEMBURGO, CUBA, REPÚBLICA DO CONGO, PANAMÁ, NICARÁGUA, ROMÉNIA, UCRÂNIA, CHILE, JORDÂNIA, ISLÂNDIA, COLÔMBIA, NÍGER, ALBÂNIA, HUNGRIA, MALTA, ESLOVÁQUIA, VIETNAME, PALESTINA, BANGLADESH, LITUÂNIA, NEPAL, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS... 

terça-feira, 24 de julho de 2018

PERMANECE EM RECOLHIMENTO IMACULADO

A pureza é a melhor defesa. De nada vale defenderem-se das agruras da vida com atitudes tomadas  de empréstimo oriundas de estados psíquicos de nível inferior. É preciso elevar o nível de vivência para que os acontecimentos sejam benéficos e maravilhosos.
Se quer que lhe aconteçam coisas boas livre o seu espírito dos ataques terrenos, elevando-o às alturas sublimes. E o que deve e precisa fazer é permanecer em estado imaculado em que corpo e coração vibrem em unísseno. Os pensamentos, os sentimentos bem como as palavras e os desejos devem ser o resultado de um viver recolhido internamente como se estivesse no estado celestial excelso, e o bem e o maravilhoso não deixarão de lhe acontecer.
O que atrair será o reflexo de suas radiações psíquicas e espirituais maravilhosas. O corpo se movimentará em sincronismo com o que emana de seu coração, e se sente jovial, saudável e gracioso.
Está em seu poder escolher. Escolha o melhor e viva elevado, religiosamente elevado, como a águia que plana nas alturas alheia ao que se passa na planície.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

A NECESSIDADE DE IR MAIS ALÉM

Não fique a meio do caminho, percorra-o até ao fim sem fim. Se se sentir cansado, lembre-se que  caminhar alivia e consola. O que cansa são os desvios, os retrocessos e o desejo de não prosseguir.
O ensinamento que aceita está certo para si quando sente e pensa, com alívio no coração, que ele se adequa ao que, lá dentro, intuitivamente, era isso que há muito desejava, mas não sabia expressar, pôr em ação. Encontrar alguém que chegou ao ponto de escrever, com arte, o que os outros sentem como verdade, põe-nos em marcha ascensional e nos ampara a andarmos por nós mesmos.
Até certo ponto somos luz uns para os outros, mas este ser luz deve ser um estímulo, luz  que acende luz, e não cedência contínua.
O desejo sincero de ser ajudado, atrai a ajuda certa.
A identificação com aquilo que não depende de você, de sua essência, cria tensão nervosa. A não- identificação alivia-o, deixando-o em paz.
É preciso saber que um pedido insincero de ajuda atrai falso mestre, e isto em geral acontece quando o falso discípulo deseja alívio de seus problemas, e não a cura total e definitiva, o que implicaria permanecer no caminho pacientemente e com persistência, pois, a transformação interior, gradual e progressiva, proporciona a saúde integral e definitiva. E isto é válido, também, para a cura perfeita dos falsos desejos.

domingo, 15 de julho de 2018

NÃO ESTAGNAR

Estagnar é paralisar, cristalizar, cortar a criatividade redentora, divinizadora.
É preciso agir sempre, não dar uma oportunidade à derrota e à carência, que estão à espreita de quem não vigia e não se vigia. Se você estiver atento a si mesmo, está atento a tudo o mais, visto que a redenção começa dentro de nós ou em nós. 
Permaneça puro, não se agarrando às palavras, mas criando com sua fé os factos que são o resultado da verdade acreditada, bendita. Palavras leva-as o vento, mas contra factos não há argumentos. Quando falamos em factos, referímo-nos ao que temos de mais sagrado, universal, aquilo que é criado pela palavra pura, sem escórias e sem manha, o que sentimos como sustentáculo de nossa vida. 
Se o leitor pàra, vive às pinguinhas, não tem fé firme e não a guarda. Devemos ser criadores por excelência e não estar sempre à espreita, subtilmente, que os outros criem constantemente para nós, senão teremos de pagar a factura pela negligência que, inutilmente, acalentamos.
Com a estagnação a beleza se esvai, cedendo lugar à decomposição que se traduz em aborrecimento depressivo e depauperante. Porém, o melhor caminho regenerativo é coração ao alto, desejar a luz com ardor e nela permanecer, fortalecendo-a com as virtudes. Lembrar-se das virtudes é atraí-las, vivê-las, pois dão lugar à nobreza de coração e vivacidade ao espírito.
 O processo criativo é o poder em ação. O poder fortalece-nos com seu uso.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

A PUNIÇÃO VEM COM A FALSIDADE

Quando somos falsos, o nervosismo é nossa punição.
Ao vivermos verdadeiramente, isto é, de acordo com a natureza divina, a paz é o melhor prémio, e todo o organismo trabalha em harmonia. O homem interno e o externo não são dois, mas o único e o mesmo.
Ao assumirmos o que realmente somos, com coragem, alegria e determinação, não nos punimos, mas nos agraciamos e bendizemos, e o mundo concorda e concorre com esses benefícios.
Não fiquem à espera que surja o momento oportuno para serem felizes. Vivam agora, pois não há empecilho algum a essa vivência. Todo o entrave é auto - imposto.
A Vida flui. Flua com ela. Eleve-se, e fluirá. Há sempre uma maneira, se não se apegar à monotonia.
Quanto mais formos, mais viveremos, e não há melhor coisa que é viver. Vivendo, não pensamos em carência, derrota, negativismo, doença e velhice, porque estamos acima de tudo isso.
Há dias, num centro comercial, um antigo amigo cumprimentou-me calorosamente, dizendo: «Os anos não passam por si!» Antes que ele concluísse, cumprimentei-o do mesmo modo, e a meu jeito, isto é, espontânea e naturalmente. As coisas simplesmente aconteceram.
Quando damos uma oportunidade à paz e à naturalidade, sentimo-nos mais leves e fluidos.
Ninguém tem poder para o punir, se você abolir a autopunição. Sendo livre, não tem o mínimo de inclinação ou desejo de magoar ninguém, por ser autossuficiente.
Se for capaz de ser responsável por sua felicidade, isso quer dizer que é feliz a qualquer momento.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

TODOS OS VERDADEIROS ARTISTAS SÃO MÍSTICOS

O artista partilha a experiência e convoca os outros a fazerem o mesmo.
Todo o fracasso na vida se deve ao emperramento da criatividade, assim como a depressão e a neurose são originadas pelo "sufocamento" do Eu Verdadeiro em cada um. O Eu Verdadeiro é fonte de vida e de juventude criativa, devido às experiências profundas e sublimes que brotam de dentro para fora.
A pessoa - toda a pessoa-, quer expansão, liberdade, fluência. E isto não pode ser padronizado, mas exige espontaneidade e libertação de amarras.

«Os dons de todos os grandes artistas de nossa raça deveram-se, em grande parte, ao fato de que eram místicos. A música de Mozart, o desafio de Mahler, a pintura de da Vinc, a visão ardente de Adrienne Rich não realizam exatamente isto: despertam o místico em cada um de nós, encontrando tamanhas expressões de graça e beleza? Não se assemelha a arte à própria existência, fonte de assombro e admiração, portanto mais uma fonte para nosso misticismo? Os grandes artistas invariavelmente são grandes místicos e os grandes místicos são grandes artistas - poetas da alma. Jamais compreenderemos o verdadeiro dom do artista, a menos que possamos compreender que a fonte de seus dons na verdade é a visão mística. Creio que isto ajuda a explicar por que tanto o artista como o místico têm sido reduzidos a um papel periférico na era moderna newtoniana.» (Matthew Fox) 

sábado, 12 de maio de 2018

A FORÇA E O DOMÍNIO DA PREGAÇÃO INTEGRAL

Precisamos de ter a coragem de dizer não à falsidade que nos impõem, procurando culpar-nos dessa falsidade. Não somos obrigados a assumir responsabilidade pelos problemas dos outros, mas pelos nossos. Fazendo isso, os fracos nos abandonam, o que constitui felicidade que se apodera de nosso coração.
Use sua própria força, reabilite a dignidade que lhe é inerente.
Aquele que prega a verdadeira espiritualidade não deve ficar preso a quem o ouve ou segue - preso psicologicamente -, aceitando paga emocional de qualquer tipo. O que resulta da verdadeira ajuda é a felicidade e alegria obtida pela elevação espiritual e psíquica, primeiro para o pregador, e depois para a pessoa ajudada. Isto já explicamos sucintamente na última parte da folha do Blog: «Enfrentar e Vencer a Depressão». Contribuindo para iluminar as pessoas, somos iluminados como acréscimo ao que já éramos. É iluminada de imediato a pessoa que nos ouviu e percebeu em seu coração  o que ensinamos vindo de nosso coração. Devemos ter autoridade e autodomínio, não nos deixando envolver pela emoção.
O que vale para uma pessoa que prega é o que ela é realmente e não os elogios e gratificações que, eventualmente, lhe sejam dirigidos. As coisas devem ficar no seu lugar na justa medida, de forma que não se perca o equilíbrio psíquico e moral.
Há uma transformação mútua dos dois intervenientes: do pregador e do ouvinte. Pode haver cura acentuada ou não, mas o que realmente há é uma transformação interior de forma a reduzir o homem velho - o ego -, e a revelar o Homem novo - o Eu Verdadeiro, que já por si é um milagre. E Deus intervém em todo o processo de maneira sublime.

sábado, 5 de maio de 2018

A NECESSIDADE DE UM ECUMENISMO PROFUNDO

Todas as religiões do Mundo devem unir-se, embora mantendo as diferenças, que não são básicas, mas também todas as culturas, ciências e artes.
Para que possa florescer um renascimento planetário, as religiões precisam arrepender-se de suas ofensas, fazendo uma profunda reflexão, voltando-se para dentro de si próprias. Só assim, as culturas, ciências e artes seguirão o exemplo.

«A penitência por mim exigida não é simplesmente uma metanóia  individual ou "transformação do coração." O Espírito é Aquele que "torna todas as coisas novas" e a renovação que anseio ver é a renovação das próprias igrejas. Para que isto aconteça, as igrejas têm de confessar seus pecados, implorar o perdão, ser esvaziadas, abandonadas e começar mais uma vez com o paradigma novo mas muito antigo do Cristo Cósmico.» (Matthew Fox)

Sem uma transformação íntima o homem não deixará de ser o lobo do homem, e a Terra e sua Natureza poucas ou nenhumas hipóteses terão de regeneração revitalizante.

«Quando uma civilização não possui uma cosmologia, ela não é apenas cosmicamente violenta, mas cosmicamente solitária e deprimida. É possível que a verdadeira causa das drogas, do álcool e dos hábitos de entretenimento que assolam nossa sociedade não resida exatamente nos "reis das drogas" de outras sociedades, mas na solidão cósmica que persegue a nossa própria sociedade? Talvez o álcool seja uma cosmologia líquida e as drogas uma cosmologia rapidamente assimilável para pessoas desprovidas de uma verdadeira cosmologia. Observadora perspicaz da natureza humana de nossa época, a psiquiatra Alice Miller compreende o contrário da depressão não como júbilo, mas como vitalidade. Qual a nossa vitalidade nos dias de hoje? E qual a vitalidade de nossas instituições de culto, educação, política, economia? É possível que toda a nossa civilização esteja deprimida porque nos falta a perspectiva do Cristo Cósmico?» (Matthew Fox) 

segunda-feira, 30 de abril de 2018

SAUDAÇÕES E AGRADECIMENTOS



Envio um caloroso abraço aos leitores e leitoras do Blog - A Fluência da Vida -, espalhados por vários países do mundo, em especial aos quatro mais assíduos, Portugal, Brasil, Estados Unidos e Rússia, e ainda, Alemanha, Ucrânia, Reino Unido, França, Índia, Holanda, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Açores e Madeira (Portugal), sem esquecer, naturalmente, todos os outros, pois igualmente me são muito caros! 

quinta-feira, 19 de abril de 2018

RENOVAÇÃO É REJUVENESCIMENTO

A verdadeira renovação torna nova a própria pessoa, dando-lhe vitalidade, novas forças e poder criativo. Não se trata de mascarar o antigo com uma nova fachada por cima do usado, velho e cristalizado. Ela é grandiosa quando tem a magia pura de alcançar o maior número de pessoas, aproximando-se da universalidade. 
A pessoa que deseja do fundo do coração renovar-se - porque não vê outra alternativa tangível -, atira-se para a frente e para o alto com fé e um grito pela liberdade. Ela não olha a consequências, pois algo  maravilhoso a tange com verdadeiros sussurros interiores, apontando-lhe o caminho, não um caminho já trilhado, mas inédito e abrangente!
Um indivíduo que quer avançar, mas não consegue fazê-lo sem largar as muletas, não pode arrepiar caminho. É preciso uma coragem nobre e intrépida, mergulhar na solidão cósmica acalentadora e doce, e deixar-se levar, vendo a obra nascer.
A cada passo, precisamos de subir mais um degrau na escada cósmica, sem olhar para trás, pois como podemos obter revitalização, se permanecemos o que somos?!
Tudo nos  murmura ao coração o que devemos fazer, se tivermos vigilância perspicaz e espírito sensível voltado para a beleza inenarrável.

                                                 Não adie, seja hoje o que deve ser.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

IDENTIFICAÇÃO E NÃO - IDENTIFICAÇÃO

Uma coisa ou situação que não tem solução, solucionada está. Logo, tem solução: aceitá-la como ela é.
Não se sintam diminuídos por não vencerem sempre! Saibam perder, quando devem perder e saibam ver o ganho vindo já a caminho: isto é sabedoria.

          Identificação, leva à tensão nervosa. Inversamente - impessoalidade -, leva à paz de espírito.

Acautelem-se contra as doenças do tipo psicossomático - que não são poucas -,  e serão senhores de vossa vida, dignidade, saúde e alegria.
Impessoalizar-se, é aderir à sabedoria libertadora e, por conseguinte, à paz sagrada unificadora.
Identificar-se, é aderir ao negativismo e, por conseguinte, ao nervosismo dispersivo.
Libertar-se, é soltar todas as amarras e, assim, fluir, deslizar, flutuar, ir na onda, deixar rolar, permitir acontecer, não forçar as coisas: muitos nomes para tentar definir o gosto de viver!

segunda-feira, 26 de março de 2018

EXPRESSÃO SAGRADA

A divindade se expressa em cada um de nós de forma única, inigualável e irrepetível. E isso faz com que nos amemos uns aos outros e nos admiremos, vendo-a espelhada no irmão ou irmã.
Somos tão únicos que qualquer semelhança é uma mancha na nossa alma divina.
Arrisquemo-nos a ficar sós, sem amparo, para que o milagre possa surgir, e agradeceremos esta bendita coragem. Como poderemos criar algo de belo se nos ancoramos naquilo que já existe?!
Para dar à luz é preciso ultrapassar o medo que nada mais é que agarrar-se a algo ressequido e inútil que entorpece a alma. Ela tem de estar desperta e inocente, cheia de doçura.
O Homem só consegue criar se for iluminado e se conhecer o que o entrava de ser livre. Qualquer ajuda é um grilhão contra a criatividade, seja aquela de que tipo for. Ele não poderá deixar de ser renovador, cintilante, brilhando por si mesmo.
Aprendemos com quem sabe, para depois nos elevarmos criativamente, dando de nós aos outros para que o processo flua sem cessar, e, assim, saibamos e sintamos o que é a vida eterna, pela qual há tanto tempo ansiávamos .
Jamais nos devemos esquecer, que os ensinamentos doravante se baseiam em dois pilares indissociáveis: devoção e autoconhecimento. Sem isto, o homem perde-se e quem o ensina.
Autoajuda, tem de ser o ponto fulcral, básico, do autoconhecimento, quer para uns quer para outros. Porém, é de fundamental importância haver ordem e disciplina, mas também doçura e paciência para quem não sabe. Autocritica e autoobservação imparcial precisam seguir juntas, e uma autopaciência a toda a prova, sem autopunição, são os meios de defesa de quem ensina.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O VIGOR E A JUVENTUDE DO CRISTO CÓSMICO

O Cristo Cósmico é uma alma Nova ou uma já existente e desgastada porque não consegue dar respostas?! É nova por excelência, pois, a que conheceis ( e a que dais muito apreço), virou desgraça. Tem por nome Jesus Cristo. Enterrou-se de tal maneira no lamaçal da miséria, da arrogância e da luxúria sem precedentes, procurando arrastar ex-discípulos para o mesmo. Está despreparado em autoconhecimento e pureza, pois  perdeu a cabeça e degenerou-se.
O Blog - A Fluência da Vida -, está espalhado por cerca de noventa e dois países.
Por volta de meados da década de oitenta, do século passado, o Senhor Supremo inspirou o autor com estas palavras: «Tu és Meu filho muito amado. Eu hoje mesmo te gerei.  Tu és o Cristo Cósmico.»    
Atualmente, fui incumbido de O assumir.
Matthew  Fox, em seu livro - A Vinda do Cristo Cósmico, assinala:
«Creio que este livro oferece - embora sem qualquer intenção de minha parte -  um julgamento da própria religião. As próprias igrejas podem acreditar suficientemente na ressurreição e em Pentecostes para ressurgir e se tornar aquelas que despertam o Espírito? O tempo está escoando rapidamente para a Mãe Terra e a madre igreja. Gregory Bateson coloca esta questão oportuna para a igreja e a sinagoga: "A raça humana está deteriorando a sua mente a partir de uma religião em lenta deterioração?" Ceio que uma religião em lenta deterioração é aquela que ignora ou esquece suas próprias origens fundamentais; que subestima a capacidade humana para o mal - em nossa época, a capacidade de o homem destruir a Mãe Terra e  seus filhos; que não consegue sanar os dualismos e, na verdade, os incentiva; que entedia os jovens; que aviva o fogo dos bodes expiatórios  e estimula o pecado da projeção; que não pode admitir seus próprios fracassos e erros; que se sente impotente diante dos poderes e principados da sociedade; que não consegue celebrar e ensinar as pessoas a celebrar; que substitui a moralização pelo misticismo; que não possui uma cosmologia nem interesse pela cosmologia; que denigre os esforços da ciência para adquirir conhecimentos sobre a criação; que ignora o artista; que comete adultismo, sexismo ou antropocentrismo; que condena seus próprios profetas; que aliena os anawin, sejam eles mulheres, homossexuais, pobres ou iletrados; que diminui o culto às palavras; que não oferece perspectivas a uma sociedade exausta; que não consegue estimular a criança nos adultos e jovens; que não consegue desafiar o confortável. Se Jung está correto quando afirma que "apenas os místicos levam a criatividade para a religião," a única maneira de a religião resistir à decomposição consiste em abrir mais uma vez seu coração e suas concepções teológicas para o místico.
Que o Cristo Cósmico possa redimir-nos de uma religião desprovida de misticismo e insensata. Que o Cristo Cósmico possa conduzir-nos para um século saudável - e menos racional. Que o Cristo Cósmico abençoe a todos nós, para que possamos abençoar e não crucificar a Mãe Terra e as gerações vindouras.»
«Quando mudanças científicas e religiosas ocorrem ao mesmo tempo, nasce uma nova civilização, uma "alma nova". Uma cosmologia viva é, por definição, a ciência, o misticismo e a arte criando juntos uma visão de existência.»
«Uma mudança de paradigma sem dúvida é, ao mesmo tempo, um acontecimento espiritual e cultural de grande importância.»
                                       Matthew Fox


segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O CRISTO CÓSMICO ASSUME O COMANDO

O Cristo Cósmico já se encontra entre vós. Ele é o renovador.
Todos sois cristos cósmicos cooperando com Ele. Quanto maior e fiel for a cooperação, melhor é a ascensão e a integração.
A renovação não é extensiva a uns poucos. Todos têm de deitar mãos ao trabalho que os edifica e dignifica.
Como já foi referido, a renovação é formada por duas vias convergentes que se complementam e não podem dissociar-se: a devoção e o autoconhecimento. Este é o novo paradigma de que se tem falado. O velho, embora deva ser honrado, não deve teimar em prosseguir, pois está condenado ao fracasso: é preciso ter a coragem e a humildade de saber perder, não prosseguindo. Se tivessem essa coragem prévia, seus defensores e saudosistas do passado, teriam a honra e o bom senso de dar lugar a quem sabe, assim como temos a sinceridade de honrar o passado e o que foi feito!
Uma coisa é reprimir os vícios, que se tornam molas propulsoras prontas a ferir quem reprime as potencialidades inatas do homem, outra é a cautela preventiva em compreendê-los.
Gozem a vida, divirtam-se, mas não se apeguem ao prazer. Isso é perder a liberdade criativa fluente.
Essa coisa de "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço", não tem validade e lugar nos dias de hoje e amanhã. Quem prega deve ser luz, não ditadura subtil com luvas de veludo em punhos de aço. Foi por isso que dissemos que todos têm direito à libertação.
Quando compreendemos um sentimento que nos aflige, ficamos livres dessa aflição: tão claro quanto isso, visto que o erro está na ignorância de nossa natureza divina, que nos esclarece e cura.
O céu começa e se consuma dentro de vocês, mesmo na Terra - maravilhosa escola de Deus, com seus recreios maravilhosos.
Cuidado com aqueles que ensinam o Caminho e têm semblante carregado, que não sabem sorrir e renegam a diversão e apreciação da Natureza, reflexo visível do Senhor Deus. E que criam divisões de dignidades de homens e mulheres, reprimindo estas. 

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

RECUSE-SE A SER USADO

Determine-se a ser livre aqui e agora com consciência plena. Use sua própria luz divinizando-se e enquadrando-se na Realidade Cósmica.
Como sua beleza interna se reflete externamente através de seu corpo físico, esse é o aferimento do autodomínio verdadeiro ou autossuficiência. Eis aí a imbatível e inabalável força resistente a quaisquer investidas. Só quem é fraco é que precisa de estar ansioso e sempre à defesa.
Estando consciente de seu próprio e natural poder, essa consciência é força e a sensação de que está chegando ao eterno repouso. Mas isso não significa afastamento para um canto: significa envolver-se  alegremente em atividade e recolher-se quando necessário; significa fluência em seu viver.
Embora seja uma pessoa simples, doce, atenciosa e despreocupada, não tem o mínimo de vaidade, e até esquece essa palavra. Já está em paz, não tem quaisquer preocupações ou ansiedades: nada lhe falta e nada está a mais. Contudo, desliza, saboreando tudo o que pode ser saboreado. Como é senhor de si e se enquadra numa grandiosa e nobre família com amigos e amigas do coração, deveras mil vezes maiores do que os que se recusaram a ser seus amigos, pondo sempre reservas, é feliz e irresistivelmente atraente e autoconsciente. Não está mais preocupado com sua integridade e defesa. Todos ajudam a quem se ajuda a si mesmo no que é de mais básico e de sua obrigação. Ninguém o pode ferir, porque sua essência é inexpugnável.

                                              A melhor pregação é sua vida encantada